“Senhor, a quem iríamos nós?” (João 6, 68a)

O tema discernido pelo Conselho da RCC Brasil, que direcionará os encontros de carnaval em 2025 e, em particular, o Seara, é uma pergunta realizada por Simão Pedro à Jesus, que expressa algo no mais íntimo de todos nós: O HOMEM TEM SEDE DE DEUS!

A Palavra retrata que muitos dos discípulos de Jesus ficaram escandalizados quando o Mestre disse:Eu sou o pão vivo que desceu do céu…” e que o seu SANGUE  e o seu CORPO são verdadeiramente bebida e comida. Mas é preciso CRER! No entanto, por não crer, muitos dos discípulos deixaram de seguir o Mestre.

Os discípulos que se afastaram são os mesmos que, nos versículos anteriores, presenciaram o milagre da multiplicação dos pães e procuraram insistentemente pela presença de Jesus. Quando o encontram, não acolhem as palavras do Mestre, que são espírito e vida, mas a dureza de seus corações não permite que a palavra fecunde, germine e dê frutos. É quando Jesus interroga os doze discípulos: “Quereis vós também retirar-vos?”.

Quantos de nós, animados pelos milagres que vimos ou ouvimos, tomamos a decisão de seguir Jesus? Quantos de nós procuramos o Mestre desesperadamente quando passamos por algum sofrimento? Quantos de nós percebemos um vazio tão grande que só poderia ser preenchido pela grandeza de Deus? E aí está o ponto! Independentemente da situação, alegria ou dor, o fato é que nós temos SEDE de Deus.

Mas é fato também que, no decorrer da caminhada, nos deparamos com situações difíceis, ao compreender (ou não), que podemos estar na presença Jesus e que, quando o sofrimento chegar à nossa casa, muitas vezes nossas vontades não serão aceitas. Mesmo sem entender tudo que acontece, é preciso PERMANECER. O principal milagre a ser realizado em nós é a CONVERSÃO, é voltar-se para Jesus, permanecer nele e ele permanecer em nós. “Senhor, a quem iríamos nós?”

Não seguimos uma ideia, mas uma pessoa: Jesus Cristo.  Jesus é morada onde encontramos consolo, descanso, força, ânimo, sabedoria, paz, entendimento…Senhor, a quem iríamos nós? Tu tens as palavras da vida eterna”. Sabemos que ninguém que procurou o Senhor foi decepcionado, e por isso no Seara 2025 , somos convidados a ir ao encontro do Senhor, pedi-lo a graça de permanecer não mais só por causa dos milagres, mas que ele seja o suficiente para nós. Não há outro lugar que eu queira estar, pois o coração do Senhor é o meu lugar.

Jaquicele Aparecida da Costa

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *