A quem iremos nós? A jornada de Pedro e nossa busca por Deus

Senhor, a quem iríamos nós?

A frase acima não deve pertencer somente a Pedro. Quem de nós, ao longo dos diferentes desafios que vivemos e que, muitas vezes, não sabemos o que fazer, não tem ficado perdido sem saber aonde ir?

Quem pode resolver esse ou aquele problema? Quem pode me dar força verdadeira? Quem é o único que me ama incondicionalmente? Quem é aquele que morreu por mim e se doa diariamente na Sagrada Eucaristia?

Como podemos ver, esta frase não é de um homem só, mas é a frase que todos somos chamados a falar. Só Deus nos preenche verdadeiramente e traz vida em abundância. É inútil tentar ir a outra fonte, buscando se saciar. Pedro, um dia, ouviu uma voz que, mais que ressoar em seus ouvidos, ressoou em sua alma, isto é, ele ouviu: “vem e farei de ti pescador de homens”…ali começou a sua trajetória com Jesus.

Nem sempre o caminho foi fácil e muita coisa ele não compreendia; errava e logo depois buscava se emendar. Foi ele que teve a coragem de fazer o impossível, ou seja, andar sobre as águas. Também foi ele que teve a coragem de fracassar e pedir ajuda quando viu que estava se afogando. Estamos em um mundo que parece ter ojeriza ao fracasso, tudo tem de ser sempre perfeito. E aí vamos nos condicionando a isso e esquecendo que os fracassos também ensinam, pois é só com Deus que seremos verdadeiramente fortes. No entanto, para chegar neste ponto, é preciso saber primeiro reconhecer a fraqueza, pois como bem disse São Paulo: quando sou fraco aí é que sou forte, pois a minha força vem de Deus”. Dizer todos os dias, “a quem iríamos nós”, é reconhecer que não temos forças por nós mesmos e que tudo vem de Deus. Pedro é o melhor exemplo para nós dessa vivência paradoxal; é este homem forte chamado por Jesus a ser o primeiro Papa da igreja e é este homem fraco que, longe da força de Jesus, foi capaz de negá-lo três vezes.

Quer saber mais o que fazer? Tenha a coragem de rezar mais vezes exclamando: a quem irei? Busque mais a Jesus, procure-o, visite-o mais vezes no sacrário e você irá perceber que só Ele tem reais condições de preencher lacunas, curar feridas, ser força real e transformar a sua vida. Então, que também você e eu sejamos mais um a repetir esta frase: “Senhor, a quem iríamos nós?” pois só Ele, verdadeiramente, tem palavras de vida eterna.

Maria do Carmo Silva Santos (Du)

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *